Relógio Biológico: O que é e Como Funciona?

Provavelmente você já deve ter escutado falar da expressão Relógio Biológico. Ela é muito utilizada por especialistas para indicar o funcionamento do nosso corpo.

E acredite, ele realmente interfere na sua qualidade de vida e bem-estar.

Para saber mais sobre o assunto, continue lendo o nosso post e descubra o que é na verdade esse relógio biológico, como ele funciona e o que você precisa fazer para regular o seu.

Confira!

O que é Relógio Biológico?

O Relógio Biológico nada mais é que o mecanismo que existe e funciona de forma natural no corpo de todos os seres vivos. Ele é o responsável por regular os horários de todas as funções corpóreas de animais, humanos e até mesmo plantas.

Relógio-Biológico-O-que-é

Entenda como funciona seu relógio biológico

Ele é responsável por várias funções, tais como o nosso sono, a pressão arterial e muito mais.

Como o Relógio Biológico funciona?

No caso dos mamíferos (incluindo os seres humanos), quem controla o Relógio Biológico é o hipotálamo. Essa é uma região do nosso cérebro que controla as atividades autônomas do corpo, bem como vários processos biológicos.

Importante: O Melhor Remédio Pra Dormir é…

Esse mecanismo natural do nosso corpo funciona através de ciclos. Eles têm duração média de 24 horas e 18 minutos.

É através desses ciclos que os seus horários biológicos (produzir cortisol, ir ao banheiro, dormir, produzir melatonina, entre outros) são controlados.

Contudo, é importante que você tenha em mente que os ciclos do Relógio Biológico podem variar. Isso porque, vários fatores podem influenciar no funcionamento desse mecanismo.

Por exemplo, os fatores genéticos podem determinar se você tem mais disposição durante o dia ou a noite, mesmo nós sendo animais naturalmente diurnos. Além disso, o seu estilo de vida e hábitos também interferem diretamente nessa questão.

A sua rotina é determinante para o bom funcionamento do Relógio Biológico. É ela que irá orientar os momentos em que o seu cérebro ficará mais focado, ativo, concentrado ou repouso.

Se você tem um dia a dia muito corrido, ou não consegue manter uma rotina regrada, provavelmente terá problemas no funcionamento desse mecanismo. E isso poderá desencadear uma série de distúrbios, como a insônia.

Como regular o Relógio Biológico?

Você quer manter o seu Relógio Biológico regulado? Então é importante que você coloque em prática algumas dicas importantes.

·      Tenha horários fixos para acordar e dormir

Sempre tente acordar e dormir no mesmo horário. No começo você precisará do auxílio de despertadores, mas, com o tempo o seu próprio corpo se acostumará com esse hábito.

·      Evite usar o smartphone perto da hora de dormir

Isso acaba atrapalhando a produção de melatonina, que é um hormônio do sono importante. É ela que nos faz relaxar para dormir e repor as energias.

Então, algumas horas antes de dormir deixe o smartphone de lado.

·      Tome sol em horários adequados

Apesar de nós podermos ter tendência para o dia ou noite, naturalmente somos animais diurnos. Logo, a exposição ao sol auxilia na regulação do Relógio Biológico.

CLIQUE AQUI => O Melhor Remédio Pra Dormir é…

O ideal é que você tome sol antes das 10h ou após as 16h, quando há menos incidência de radiação.

Colocando essas dicas em prática e criando uma rotina adequada e regrada, você verá que será mais fácil regular o seu Relógio Biológico, e, assim, ter mais qualidade de vida.

Fontes e referências:

[1] https://www.ativosaude.com/bem-estar/como-funciona-seu-relogio-biologico/

[2] http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI314453-17579,00-ENTENDA+COMO+FUNCIONA+SEU+RELOGIO+BIOLOGICO+E+VIVA+MELHOR.html

Relógio Biológico: O que é e Como Funciona?
5 (100%) 1 vote